segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dica: Paprica picante defumada

A páprica é um especiaria obtida de uma espécie de pimentão doce ou picante, uma variedade de  Capsicum annuum. Existem a páprica doce e picante e a variação defumada das duas.
País com a fama de melhor páprica do mundo a Hungria tem um também famoso prato que utiliza a páprica, o goulash, tipo de caldo de carne substancioso. Especiaria muito apreciada também na Espanha, usadas na famosa paella e em diversos pratos.
O que muda na versão defumada da páprica, tanto doce quanto a picante, é a forma de fabricação, onde o pimentão é seco em cima da fumaça, adquirindo o sabor e aroma defumado indescritíveis e que dão um toque especial em muitos pratos.

Sempre via na tv alguns chefs, Jamie Oliver e Nigella Lawson, usando a páprica defumada em suas receitas e morria de vontade de experimentar. Quando morava em Blumenau nunca tinha encontrado, depois de alguns meses morando em Florianópolis, passando pela gôndola de temperos do Angeloni, encontrei uma lata da tal páprica defumada, só tinha a picante (adoro) e não tive duvidas, comprei.
Cheguei em casa e abri a linda latinha, fui ao delírio só com o aroma super defumado e quando experimentei fui mais uma vez ao delírio. E desde que comprei usei em muitos pratos.





Pimentas picantes e doces usadas para fabricação da páprica

A páprica defumada da um toque peculiar a comida, fica ótimo com carne de porco, frango, peixes, verduras, molhos, arroz, frutos do mar. E você pode diversificar aquele seu prato, dando um toque defumado. Sua salada de batata de domingo ou seu salpicão de sempre podem ganhar uma cara nova e você muitos elogios.



Batatas Coradas

5 batatas
1 1/2 colher de manteiga em temperatura ambiente
Sal
1 dente de alho (+ ou - dependendo do quanto goste de alho)
Páprica (se for picante coloque de acordo com seu gosto)
Se quiser pode colocar alecrim, tomilho, sálvia ou orégano

Lave as batas e corte em gomos, você pode fazer direto no forno, mas gosto delas mais macias por dentro então cozinho em água até que fiquem al dente*. Enquanto as batatas cozinham, se for usar ervas de  em um pilão, soque as ervas e o alho com um pouco de sal, acrescente manteiga e a páprica e forme uma pastinha (se n tiver pilão fique o alecrim e o alho bem fino com a faca e a sálvia só de uma rasgada nas folhas, outras ervas só tire os talos e misture com o resto em um potinho). Com as batatas já cozidas coloque- as em uma assadeira misture com a pastinha que foi feita e coloque no forno para assar até que fiquem douradas. De vez em quando mexa-as com cuidado para que dourem uniformemente.

Essa pastinha feita com manteiga pode até ser usada em outras verduras ou um mix de verduras e legumes cozidos. É só cozinhar  acelga, repolho, brócolis ou couve -flor e suas folhas, cenoura, o chuchu, abobrinha, aspargos, vagens, enfim o que você achar interessante. Cozinhe as verduras  al dente e quando ainda estiverem quentes coloque a pasta por cima deixe derreter.


Dica importante:
Respeite o tempo de cozimento de cada alimento, não os cozinhe de mais, por exemplo, a acelga que tem um talo rígido e o resto de sua folha delicado, retire o caule e cozinhe antes, só no final coloque a parte tenra da folha.

* Expressão italiana usada para quando o alimento está firme mas não duros ou crus, bastante usada quando falamos de massa ou arroz e até verduras como vimos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário